Não é novidade o encantamento que a bela cidade charme da Serra Gaúcha causa na maioria das pessoas, e montar um roteiro de viagem para uma cidade que tem tanto a nos mostrar não é nada fácil. Por isso selecionamos alguns lugares, 10 pontos turísticos que você não pode ir embora de Gramado sem conhecer. Veja.

  • 1- Pórticos

Pórtico Gramado via Nova Petrópolis
Ao chegar a cidade pela RS 235, via Nova Petrópolis, distante 3km do Centro, você vai se deparar com o primeiro ponto de parada obrigatório para fotos. Inaugurado em 6 de Janeiro de 1973, é todo feito em pedra e madeira, uma construção no estilo bávaro, que predomina na arquitetura da cidade. O acesso ao local é livre a qualquer hora do dia, sempre está bem conservado e em períodos como a Primavera fica ainda mais bonito, as flores complementam a paisagem. No Natal Luz o pórtico também ganha uma decoração especial. Não volte pra casa sem uma foto aqui.

Pórtico de Gramado via Taquara

Se você vier via Taquara, pela RS 115, distante 6km do Centro, também vai se deparar com um lindo pórtico em estilo bávaro dando as boas-vindas para quem chega. Inaugurado em 8 de Junho de 1991, também é ponto de parada obrigatória para fotos, o acesso é livre. No Natal Luz também recebe decoração especial e na Primavera fica ainda mais bonito com as flores.

Ambos carregam a frase: “Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado”, que pra mim, super faz sentido, Gramado é mesmo uma explosão de cores, escolhida em um concurso escolar.

 

  • 2- Rua Coberta

Rua Coberta

 

 

A Rua Coberta, sem dúvida, é um dos lugares que você não pode deixar de conhecer. Fica na Av. Borges de Medeiros, é um lugar super aconchegante, com várias opções de restaurante, lojas de roupas e calçados, ponto de encontro dos turistas. Conheça mais sobre a linda #ruacoberta aqui. O espaço é sempre utilizado para eventos na cidade, durante todo o ano. No Natal Luz sempre tem atrações gratuitas por lá.

 

  • 3- Fonte do amor eterno

Fonte do Amor Eterno

Gramado é um cidade bem romântica, muitos casais a escolhem como destino, e nada melhor do que uma passadinha na Fonte do Amor Eterno para aproveitar e deixar um cadeado personalizado selando eternamente o seu amor, não é mesmo?!  O acesso à fonte é livre a qualquer hora do dia. Para saber onde encontrar o cadeado e personaliza-lo clique aqui.

  • 4- Lago Negro

Lago Negro

Esse é um dos locais mais encantadores da cidade, super romântico, é possível contato direto com a natureza. Inspirado na Floresta Negra da Alemanha. Lá é possível fazer um romântico passeio de pedalinho, passar na Vila do artesanato, aproveitar o restaurante ou até mesmo fazer um picnic e uma caminhada na grande área verde. Fizemos um post sobre ele, veja aqui.

  • 5- Snowland

Paque de neve Snowland - Gramado-RS

Foto: Site Snowland

Quem não tem vontade de brincar na neve, né?! Haha. Aqui em Gramado você pode. O primeiro parque de neve indoor das Américas está aqui, 16.000m² de área e 8,1m² dedicados a neve e pode receber até 3.500 pessoas por dia, uma das principais atrações da cidade. O parque conta com várias atrações: montanha de neve, patinação no gelo, área para alimentação, loja de souvenirs, simulador de esqui 7D, escavação arqueológica, dentre outras. Essa atração é paga. Veja mais.

 

  • 6- Le Jardin

Lavandas - Le Jardin Gramado-RS

É um parque de lavandas inspirado nos parques de lavanda da França. Ver a floração das lavandas é um espetáculo, além disso é possível visitar as estufas, a loja temática, que comercializa produtos feitos a partir do óleo essencial da flor, e ainda comer uma deliciosa Apfelstrudel, com receita exclusiva, no delicioso café que o local dispõe. Ah, o passeio é super romântico e a entrada é gratuita.

  • 7- Praça das Etnias

    Casa do Colono na Praça das Etnias

Uma das principais praças da cidade. E se tem uma coisa que você não pode deixar de fazer é comer as famosas cucas feitas nos fornos coloniais lá na Praça das Etnias. Ao lado dos fornos coloniais tem a Casa do Colono, também cheia de delícias feitas pelos colonos. Pra quem não volta pra casa sem levar um artesanato local de lembrança tem o Centro de Artesanato, também na praça. Sem contar que o ambiente é super agradável, dá pra sentar e ver o tempo passar apreciando as belezas e curtindo o clima gostoso que não falta por aqui.

 

  • 8- Gramado Zoo

Onça - Gramadozoo

Foto: Site Gramadozoo

Se vem com crianças esse é um lugar super legal! Fica a 5km do Centro da cidade e funciona todos os dias de 9h às 17h. 1500 animais vivem no parque e no lugar de jaulas eles usam vidros blindados e enormes viveiros. A infraestrutura conta também com um restaurante e uma loja de produtos. Vale a pena conhecer.

 

  • 9- Mini Mundo

Mini Mundo

Um mundo em miniatura, crianças e adultos se encantam! Réplicas de construções em miniatura construídas em um lindo jardim ao ar livre. Um pouquinho da Europa e do Brasil, tudo feito com riqueza de detalhes. A atração é paga e os ingressos variam de R$ 14,00 a R$28,00. Menores de 2 anos estão isentos. Conheça.

 

  • 10- Igreja São Pedro

igreja-sao-pedro-em-gramado

Símbolo de fé do povo Gramadense, a igreja impressiona pela exuberância. Sua construção durou 8 anos, toda feita em pedra basáltica, em estilo arquitetônico romano, com torre medindo 46 metros, complementa a beleza da Av. Borges de Medeiros. As fotos lá são garantidas! Veja.

É claro que existem outros lugares tão lindos quanto esses para serem incluídos no roteiro de viagem, mas você pode começar por esses e ir acrescentando outros com o passar dos dias. Espero que aproveite a cidade e curtam muito a viagem.

 

Beijos e até breve!

Follow my blog with Bloglovin

Sergipana arretada, amante da fotografia e da cultura popular. Possui formação em Comunicação Social pela Federal de Sergipe. Apaixonada pela família e pelos animais.

  1. Já fui em Gramado duas vezes e ainda falta conhecer dois pontos da sua seleção: a fonte do Amor eterno e o Gramado Zoo. #vergonha

    E detalhe: uma dessas vezes ainda fui em lua de mel. kkkk

  2. Caramba, quantas atracoes em Gramado! Sempre quis ir para o Natal apenas, mas pelo visto (e pelas suas fotos) a cidade eh uma graca mesmo e em qualquer epoca. Estou encantada pela rua coberta. =)

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>