Oi gentee, mais um review de um passeio lindo, romântico e barato aqui na cidade de Gramado. Dessa vez fomos de Jardineira das Hortênsias, que nos leva para um passeio panorâmico muito legal. E como prometido lá em nosso Instagram (@gramado_rs) vamos contar pra vocês como foi.

Um pouquinho sobre a Jardineira das Hortênsias

O passeio panorâmico é a bordo de um charmoso veículo chamado de Jardineira e acontece há mais de 16 anos, apresentando a bela cidade de Gramado aos milhares de turistas que aqui visitam.

O passeio

Esse não é aquele tipo de tour que você aguarda ser pego no hotel, pois a Jardineira tem sua própria estação e os passeios saem de lá. A Estação da Jardineira das Hortênsias fica na Av. das Hortênsias, nº 1710, bem no Centro da cidade, é um lugar bem charmosinho, que simula uma estação de trem, como você pode ver nas fotos.

Entramos na Jardineira e logo somos recepcionados pelo guia Dimitri e pelo motorista Dias, que trabalha lá desde quando ela foi inaugurada no ano de 1999, os dois são super gentis e o guia Dimitri vai nos passando bastante informação durante o passeio.

O passeio é mesmo muito agradável, começamos pela Rua São Pedro, o guia então nos conta várias curiosidades sobre a cidade, vai nos mostrando bairros residenciais, construções do estilo bávaro em que a cidade foi projetada. Nos fala também um pouquinho sobre a origem da colonização, inicialmente portuguesa, depois alemã e italiana, e várias outras peculiaridades.

Ao longo do trajeto passamos por vários pontos turísticos, dentre eles: Rua Coberta, Igreja São Pedro, Igreja do Relógio, Largo da Borges, bairros residenciais, Praça Major Nicoletti, Praça das Etnias, Pórtico, Lago Joaquina Rita Bier, Praça das Bandeiras, Lago Negro, Vale do Quilombo e outros.

Se você chegou aqui na cidade e ainda não teve a oportunidade de tirar a famosa foto no Pórtico, nesse passeio é possível, é feita uma parada para fotos, também encontramos artesanato local sendo vendido por lá, até com um preço mais em conta que no Centro, bem legal.

A segunda parada é no famoso Lago Negro, onde ficamos por 30 minutos, dá até pra correr e fazer um passeio romântico no pedalinho, que custa R$20,00 para o casal, caso não queira basta aproveitar o lugar, que é muito bonito. O Dimitri também nos conta a história do Lago Negro, que não vou contar tudo aqui pra não perder a graça quando vocês forem fazer o passeio, mas o local não existia, inclusive o lago, tudo foi construído, as árvores foram trazidas da Europa pelo pai do turismo (ao longo do passeio vocês vão entender o que ele fez pra ganhar esse título), Leopoldo Rosenfeldt, que fez muito pela cidade, vale muito a pena conhecer.

Depois da parada no Lago Negro seguimos o passeio pela cidade visitando outros pontos turísticos, até a chegada na Estação da Jardineira das Hortênsias.

 

Tá gostando do conteúdo? Aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Ingressos e duração do passeio

O valor do ingresso estava custando R$20,00 quando fizemos o passeio em Julho de 2016.

A duração do passeio panorâmico é de 1h45min e as saídas são diárias, acontecem em três horários ao longo do dia: 10h30 I 14h I 16h.

Uma dica é verificar se existe oferta do passeio nos sites de compras coletivas, vou deixar duas sugestões aqui, mas vocês podem pesquisar em outros também:

Caso não comprem por sites de compras coletivas, o ticket pode ser comprado lá na Estação ou pelo site: www.jardineiradashortensias.com.br .

É isso galera, super indico o passeio, inclusive logo nos primeiros dias da viagem, porque assim vocês tem um panorama dos principais lugares por onde querem passar e podem planejar e voltar depois. Também é super tranquilo fazer com crianças, é certo que elas vão gostar muito.

 

Beijos e até breve!

Galeria do passeio

Sergipana arretada, amante da fotografia e da cultura popular. Possui formação em Comunicação Social pela Federal de Sergipe. Apaixonada pela família e pelos animais.

  1. Olá!! Estou amando o blog! Irei para Gramado em Outubro e estou planejando os tours agora. N sei se contrato com uma agência ou vou comprando tudo separadamente… rs Vc poderia me ajudar com duas dúvidas, por favor?

    1) Qual é a diferença entre o Fumacinha e a Jardineira das Hortências?
    2) Vi que os transfers costumam pegar no hotel com 6h de antecedência do horário do voo (desnecessário) e pesquisei sobre o ônibus da Citral tbm, mas vi que alguns não param no aeroporto ou levam umas boas horas até o aeroporto. Neste caso, qual você acha mais válido?

    Muito obrigada!!

    • Oi Vanessa, fico muito feliz em saber que está curtindo nosso blog. Vou tentar ajudar o máximo que puder.
      Os passeios da Fumacinha e Jardineira são tours panorâmicos pela cidade e são bem legais, acho até que deve ser o primeiro passeio a ser feito. Eles são parecidos, porém existem algumas diferenças, por exemplo, a Jardineira para no Lago Negro por 30 minutos (20 min. Fumacinha) além de fazer uma parada no pórtico (fumacinha não faz) para a famosa foto.
      Com relação ao transfer sugiro que você leia esse post http://www.vivergramado.com.br/dicas/como-chegar-em-gramado/ acredito que aqui suas dúvidas serão sanadas, se mesmo assim houver dúvidas é só falar.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>